quinta-feira, 27 de maio de 2010

Arara azul, é preciso conservá-la


Por Vinícius Mello

Antes do Ulbra Interação Total começar o professor Antônio dos Santos, palestrante do curso de Biologia, adiantou uma entrevista ao curso de Comunicação Social. O professor contou em detalhes á nossa equipe de reportagem, o que será falado em sua palestra. A entrevista irá ao ar na rádio corredor enquanto o evento estiver acontecendo.

Após a primeira pergunta, o professor vai direto ao ponto: “A arara azul está listada como ameaçada de extinção desde o começo dos anos 90”. O comércio de animais silvestres e a pecuária contribuíram muito para que isso acontecesse, mas eis que surge a ajuda: “Foi então que a professora Neiva da UNIDEP/Anhanguera, lá do Mato Grosso do Sul iniciou o programa de conservação”.

Esse programa de conservação explica para os pecuaristas como o mercado de boi está prejudicando a arara. Mas como explicar isso já que existem lucros envolvidos? Claro, o professor Antônio tem a resposta, “Hoje existe um mercado envolvendo os produtos agroecológicos. Se o pecuarista consegue produzir um boi “verde” ele não vai prejudicar a arara azul”.

A pecuária tem sido apontada como um dos principais problemas de impacto ambiental da atualidade, o professor discorda, “O problema não é a pecuária, e sim como ela está sendo feita”. Segundo o professor, uma produção bovina verde pode atender, por exemplo, o mercado de carne da Europa, local onde há preocupação em consumir conscientemente. Se assim for feito, a utopia de ver a arara azul longe de ser extinta está próxima.

Saiba Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário